A Revista Mosaicos: Estudos em Governança, Sustentabilidade e Inovação é um periódico eletrônico lançado em agosto de 2019, editorado e coordenado pelo Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE, Curitiba-PR.

De forma simbólica, os mosaicos – que dão nome ao periódico – jogam com as (ir)regularidades e geometrias, operam sob o universo de possibilidades por meio de fragmentos de materiais, sob contornos e cores variados que, articulados em amalgama único, criam e acolhem forma e conteúdo. Trata-se de uma metáfora sobre as múltiplas perspectivas que animam as Ciências Ambientais, e apontam para amplitude e complexidade das pesquisas no campo em questão, colocando em cena as racionalidades que percolam os temas de interface e as áreas afins.

Para repensar os limites planetários, os pesquisadores são desafiados a vislumbrar as possibilidades da inter e transdisciplinaridade na produção de conhecimento em direção a um pensamento do complexo, “ecologizante”, conforme reflexões de Edgar Morin. Corrobora-se assim, o postulado de Enrique Leff de que o conhecimento sobre a relação homem-natureza deve permitir novas definições e apropriações de cunho epistemológico, filosófico, técnico-cultural e econômico, de forma a subsidiar uma alocação consistente do tema na agenda política dos países. 

Se a ciência é capaz de operar rompendo e tensionando o monopólio hegemônico do conhecimento tradicionalmente produzido pelo pensamento moderno ocidental, dito colonial por Boaventura de Souza Santos, ela pode se reposicionar e performar no sentido de oferecer contribuições genuínas para o Bem Viver e ao mesmo tempo para a inovação, para a integridade ambiental e para o desenvolvimento eco-socioeconômico, permitindo inclusive ressignificar a noção de governança nas várias esferas da vida social.

Portanto, convidamos para o presente periódico contribuições que partilhem de uma compreensão crítica e vigorosa, ao mesmo tempo ampla e sensível, da ideia de sustentabilidade tal qual preconizada por Ignacy Sachs, atenta à sua polifonia e aos seus possíveis desdobramentos temáticos, que envolvam as dimensões da governança e da sustentabilidade ambiental.

O periódico acolhe publicações nas seguintes categorias: entrevistas (com pesquisadores); artigos científicos; relatos técnicos e de experiências profissionais e resenhas de livros. Tem como objetivo:

  1. Publicar trabalhos originais nas Ciências Ambientais e nas áreas de interface, que contribuam para uma visão crítica e sensível a respeito da relação sociedade-natureza, permeada por problemáticas sociais, econômicas, culturais e ambientais.
  2. Reconhecer e fortalecer a perspectiva interdisciplinar no campo das Ciências Ambientais.
  3. Garantir a regularidade-periodicidade da publicação, priorizando trabalhos que tenham um significativo impacto científico, acadêmico e social.
  4. Fomentar ações interinstitucionais por meio da participação de pesquisadores no corpo editorial da revista e na equipe de revisores, vinculados a diferentes instituições de ensino superior, principalmente vinculado a mestrados profissionais, e a instituições de formação variadas.

Revista Mosaicos: Estudos em Governança, Sustentabilidade e Inovação utiliza o Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para a administração e publicação de revistas. Por meio dele, podem ser realizadas consultas de conteúdo, bem como submissão de trabalhos e acompanhamento do processo editorial em curso. O processo de avaliação e editoração assegura a avaliação por pares cega, de forma a garantir a idoneidade do processo e a qualidade das publicações. Periodicidade: anual.