Influência da intangibilidade e da responsabilidade social corporativa na geração de valor adicionado

  • Cristian Rebonatto Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Camila Ascari
  • Luís André Colpani Dos Santos
  • Sady Mazzioni
  • Cristian Baú Dal Magro

Resumo

O objetivo do estudo é verificar a influência da intangibilidade e da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na geração de valor adicionado em companhias abertas listadas na bolsa de valores Brasil, Bolsa, Balcão. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, conduzida por coleta documental e com abordagem predominantemente quantitativa. Utilizou-se da regressão linear múltipla para analisar os dados de uma amostra composta por 193 companhias, relativos ao ano de 2018. Os resultados mostram que, individualmente, a intangibilidade das companhias investigadas influencia na maior geração de valor adicionado. Em relação ao papel moderador, o desempenho em RSC anula o efeito positivo da intangibilidade; mantém a influência negativa do crescimento de vendas e da governança corporativa, reduzindo a força; mantém a influência positiva do tamanho da empresa, reduzindo a força. Contudo, os resultados indicam inconsistência na influência da RSC sobre a geração de valor adicionado. Os resultados contrariam a premissa de que a RSC ao fortalecer a reputação corporativa pode melhorar o desempenho organizacional mensurado pelo valor adicionado.

Publicado
2020-12-17