Educar para sustentabilidade no contexto dos riscos de desastres

  • Aline Galinari Santoro Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo

O artigo “Educar para sustentabilidade no contexto dos riscos de desastres” (2017) dos autores Pedro Jacobi e Samia Nascimento Sulaiman, aborda a relevância da educação para a busca de uma sociedade sustentável no contexto dos riscos e desastres, através de uma série de reflexões e diálogos sobre a temática e principalmente a relevância de diversos atores em processos comunicativos multidialogados, no compartilhamento de conhecimento e na busca de resultados eficazes neste cenário.  As ações educativas nesse contexto têm a responsabilidade de, além de abordar os elementos e os territórios em risco, colocar em questão os interesses e as lógicas inerentes à construção social das cidades e explicitar, portanto, as causas sócio-históricas do risco (SULAIMAN, 2014). Jacobi e Sulaiman (2017) apresentam as principais causas do avanço da vulnerabilidade e destacam em um quadro um conjunto de escalas de análise, identificando a realidade das populações e das cidades brasileiras. A discussão sobre o tema rumo à uma sociedade mais sustentável e resiliente é conveniente para pensar e discutir a relação entre educação e sociedade, bem como seu objetivo na prevenção dos desastres naturais, pois neste contexto, o desenvolvimento sustentável e a resiliência são manifestados como “aparências”  de uma sociedade contemporânea e não uma transição frente às causas dos riscos, permanecendo assim sua inquestionabilidade. Sendo assim, uma sociedade com base em educação voltada para formação de valores de sustentabilidade, é uma sociedade que estará preparada para lidar e saber atuar frente aos riscos em um mundo mais equitativo, sustentável e resiliente.

Publicado
2020-12-17