O impacto da Covid-19 na gestão hoteleira do estado de Santa Catarina

  • SILVANA DALMUTT KRUGER UFMS
Palavras-chave: Rede hoteleira. Coronavírus. Contabilidade gerencial.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar o impacto da Covid-19 na gestão hoteleira do estado de Santa Catarina. A pesquisa é descritiva, realizada por meio de uma pesquisa survey e análise quantitativa, com uma amostra de 37 empresas do ramo hoteleiro. Os resultados indicam que dentre as empresas respondentes, 70,3% tinham reserva financeira, mas utilizaram após a pandemia, 67,6% tiveram que suspender contratos de trabalhos por 30 e 60 dias e 65,7% tiveram que recorrer a empréstimos para honrar com seus compromissos. Entre as estratégias utilizadas pelos hotéis para retomar as vendas, 72,43% dos hotéis utilizam o marketing digital como meio para vender pacotes de viagens e divulgar medidas de prevenção, potencializando a comunicação. Entre as variáveis analisadas verificou-se que existe uma correlação positiva entre a queda do faturamento e a queda no número de hospedagens quando analisadas as empresas que não investiram em marketing digital após o início da pandemia. Outra questão é que a queda no número de hóspedes, queda do faturamento e necessidade de recorrer a empréstimos, estão todos positivamente relacionados as micro e pequenas empresas. De forma geral, a pesquisa demonstra que a rede hoteleira foi fortemente impactada pela pandemia, e destaca a importância das informações de apoio ao processo de controle e gestão dos empreendimentos.

Publicado
2022-12-14