A importância da formação de redes de pesquisa em Ciências Ambientais e a nucleação de programas de pós-graduação

Entrevista com o professor Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio

  • Fernanda Zimmermann Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega
  • Doris Aleida Villamizar Sayago Universidade de Brasília
  • Luciane Cristina Ribeiro dos Santos PPG em Sociedade, Tecnologia e Desenvolvimento (UniEvangélica)
Palavras-chave: formação de redes de pesquisa, ciências ambientais, nucleação de programas de pós-graduação

Resumo

No que se refere à Área de Ciências Ambientais (CiAmb) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), criada em 2011, um dos nomes mais respeitados sobre o tema é do querido professor Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio. Coordenador da área por dois anos e adjunto por quatro anos da professora Dra. Maria do Carmo Sobral, além de ter colaborado por anos ao lado do estimado e reconhecido professor Dr. Arlindo Philippi Jr.. Prof. Sampaio continuou contribuindo na área sobretudo no que se refere a avaliação de impacto social dos programas, no que se refere a benefícios para a sociedade.

Pela vasta experiência e contribuições significativas, sobretudo no que se refere a Área de Ciências Ambientais, visto que, são inúmeros os desafios para o desenvolvimento e a manutenção das pesquisas em Ciências Ambientais no Brasil, o professor Dr. Sampaio foi convidado para uma entrevista.

Biografia do Autor

Fernanda Zimmermann Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRGS. Foi pesquisadora em nível de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ) em 2015 e no Geomatics and Landscape Ecology Laboratory na Carleton University, Canadá, em 2016, e no Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre 2017 e 2019. Atualmente sou pesquisadora em nível de Pós-doutorado PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Ecologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias (NERF-UFRGS). Minha pesquisa foca principalmente nos impactos de infraestruturas lineares sobre a fauna, ecologia da paisagem, qualificação das avaliações de impacto ambiental e conservação da biodiversidade.

Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega

Graduado em Engenharia Cartográfica pela UNESP (1996), Mestre e Doutor em Engenharia de Transportes com ênfase em Sensoriamento Remoto e SIG pela Escola Politécnica da USP e Mississippi State University (2007). Desenvolveu Pós-Doutorado pelo Geosystems Research Institute - Mississippi State University (2010). Sua linha de pesquisa e extensão está voltada ao desenvolvimento e aplicação de inteligência geográfica e planejamento de transportes. Possui 26 anos de experiência em geoprocessamento nos setores privado e acadêmico. No Brasil atuou entre 1997 e 2008 na iniciativa privada como engenheiro de projetos, como coordenador operacional de linha de produção em mapeamento ostensivo e aerofotogrametria, e também como consultor e professor em geotecnologias. Nos Estados Unidos atuou entre 2008 e 2012 como Pesquisador Associado e como Professor Pesquisador, onde desenvolveu e compilou modelos de decisão por múltiplos critérios acoplado a sistemas de informação geográfica direcionados ao planejamento de transportes sob apoio do U.S Department of Transportation e U.S. Department of Homeland Security.

Doris Aleida Villamizar Sayago, Universidade de Brasília

Possui graduação em Antropologia, Universidad Central de Venezuela (1985), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1994) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2000). Possui Pós-Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Univesidade de Brasilia - UnB (2005) e Pós-Doutorado em Ciências Políticas pela Université Montpellier 1, Centre National de la Recherche Scientifique (2006). Diretora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília -CDS\UnB ( 2012-2016) . Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília - PPGCDS\UnB (08\2017- 08\2020). Diretora de Comunicação e Eventos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade - ANPPAS (2019-2023). Coordenadora do Projeto Políticas Públicas para América Latina - CAPES- PrInt (PPGCDS\UnB). E-mail: doris.sayago@gmail.com.

Publicado
2022-12-14