Análise da abordagem de sustentabilidade em uma perspectiva de gestão multistakeholder em empresas do agronegócio

Palavras-chave: Sustentabilidade, ESG, Stakeholders, Normas GRI.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como as empresas do agronegócio abordam as estratégias de sustentabilidade corporativa perante os stakeholders e como este posicionamento afeta as suas ações. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa e exploratória. Foram analisados relatórios de sustentabilidade das 100 empresas listadas entre as maiores do agronegócio brasileiro segundo a Revista Forbes, considerando a adoção dos relatórios de sustentabilidade e relacionando com a relevância dada a cada stakeholder. Adicionalmente, foram efetuadas entrevistas com gestores das empresas relacionadas a partir do critério de saturação. Como técnica de análise, foi utilizada a análise de conteúdo, a qual foi baseada nos critérios GRI Standards para identificar os temas materiais prioritários das empresas e os grupos de stakeholders são priorizados e engajados. A análise dos relatórios de sustentabilidade apresenta que 42% das empresas amostradas não apresentam de forma descritiva dados claros do modelo adotado para definir e priorizar os seus stakeholders. Os resultados indicam que a metodologia GRI fornece indicadores para monitoramento da performance de sustentabilidade, porém sinaliza-se a incompletude e a possibilidade de omissão de temas relevantes. A gestão multistakeholder materializa-se em abordagens heterogêneas pelas empresas, ao mesmo tempo em que se busca a equidade entre os grupos, o acionista recebe atenção especial devido à necessidade de atração de capital. Esse é um processo que se baseia em escolhas internas, ou seja, é possível que alguns públicos surjam como potenciais influenciadores, entretanto, pode não haver interesse ou possibilidade de engajamento em um determinado momento. O estudo contribui para as empresas que estão ou desejam iniciar a sua jornada na sustentabilidade, fornecendo reflexões que possam motivar os seus primeiros passos ou acelerar a sua contribuição nesse contexto.

Biografia do Autor

Dieisson Pivoto, Atitus Educação

Engenheiro Agrônomo egresso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS). Realizou intercâmbio de doutorado no departamento de Economia Agrícola, na Universidade de Wisconsin, Madison, Estados Unidos. Professor no programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Escola de Negócios da IMED e na Universidade de Rio Verde (UniRV), Goiás. Atua como professor em cursos de MBA e especialização em instituições de ensino brasileiras, como a Escola de Cooperativismo (ESCOOP) e SENAC-SC na área de gestão, inovação, cooperativismo e agronegócios. Foi coordenador do curso de Administração em Agronegócios e do MBA em Inovação e Gestão em Agronegócios da IMED de 2020 a 2021, auxiliando a Faculdade IMED . Paralelo a atividade acadêmica, desenvolve atividades consultoria e projetos ao mercado, como sócio do Grupo RARA, empresa do agronegócio. Atua como facilitador convidado do CETID da IMED, contribuindo com a aproximação de empresas com a academia. Moderou atividades entre empresas, ICTs e instituições de fomento. Tem como áreas de interesse na pesquisa e projetos tecnológicos os seguintes temas: gestão de organizações, inovação no agronegócio, agricultura inteligente, mercados agroindustriais e gestão de cooperativas.

Giana de Vargas Mores, Atitus Educação

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Administração do PPGA da IMED Business School, na linha de pesquisa: Gestão estratégica e relações com o mercado. Editora-chefe da Revista de Administração IMED. Pós-doutoranda em Administração no PPGAd da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora e Mestra em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Economia e Gestão Empresarial e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo. Autora e revisora de periódicos nacionais e internacionais. Experiência de curta duração na Huazhong Agricultural University em 2019, Wuhan, China, na qual recebeu convite para ser professora visitante. Suas principais publicações estão nos periódicos: Land Use Policy, Journal of Cleaner Production, Livestock Science, British Food Journal, Information Processing in Agriculture, Journal of Agribusiness in Developing and Emerging Economies, Tourism Economics. Áreas de interesse em pesquisa: gestão da inovação, sustentabilidade, cadeias produtivas agroindustriais, gestão em organizações de agronegócios. ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Giana_Mores

Leila Dal Moro, Atitus Educação

Professora Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Administração - Business School - IMED; Coordenadora da Graduação em Administração do Agronegócio online; Coordenadora do MBA em Gestão do Agronegócio; Pós-doutora em Administração pela Faculdade Meridional - IMED; Doutora em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2020); Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2014), Especialista em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI Campus Erechim (2012); Graduada em Gestão Pública pela Faculdade Meridional (2009); Técnica Contábil formada pelo Instituto Santo Tomás De Aquino (2005). Possui experiência e interesse em temas como: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), agricultura familiar, sucessão em empresas familiares rurais, empoderamento da mulher no campo, segurança alimentar e métodos qualitativos. Consultora em empresas do agronegócio (Planos de sucessão e Planejamento Estratégico); Sócia da Edutech IUBIM; Exerceu atividades financeiras, administrativas, bem como, liderança empresarial; Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados nas áreas mencionadas; É revisora do periódico International Journal of Sustainability in Higher Education e membro editorial do Journal Discover Sustainability e da Revista de Administração da IMED.

Jandir Pauli, Atitus Educação

Pós-doutorado em Sociologia Econômica (Université Paris IV-Sorbonne), Doutorado em Sociologia (UFRGS) com estágio doutoral na Université Paris IV-Sorbonne, Mestrado em Sociologia (UFRGS) e Graduação em Filosofia (UPF). Desde 2006 é Professor da Escola de Negócios da IMED, com atividades na graduação, lato sensu e no programa de pós-graduação stricto sensu em Administração (PPGA/IMED). Como pesquisador, atua nos grupos de pesquisa CNPq: "Estudos Organizacionais Contemporâneos" (PPGA/IMED) e no "Grupo de Estudos em Redes Organizacionais, Sociais e Sustentabilidade" (PPGA/UEL). Em suas pesquisas desenvolve temas relacionados ao Comportamento organizacional, Relações de Trabalho e Comportamento social em mercados contestados.

Vitor Francisco Dalla Corte, Atitus Educação

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) MBA em Gestão Empresarial, Fundação Getulio Vargas - FGV (2004), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Doutorado em Agronegócios na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Realizou estágio de doutorado na Universidade de Wisconsin, EUA (2013). Atualmente é professor do Mestrado Acadêmico em Administração e Graduação da Faculdade Meridional - IMED/RS. Tem experiência na área de Economia Aplicada, Agronegócios e em temas relacionados a Adoção de Tecnologia.

Publicado
2023-12-26