Facilitadores e obstáculos para adoção de tecnologia educacional em escolas básicas privadas no Brasil

  • Pedro Julião Pessoa Prado
  • Isabel Grimm
  • André Francisco Alves
Palavras-chave: Tecnologia Educacional, Sistema de Ensino, Exclusão Digital

Resumo

As ferramentas de Tecnologia Educacional têm aumentado sua presença na dinâmica escolar ao longo dos anos, ajudando alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem. O estudo objetivou analisar quais são os principais facilitadores e obstáculos para adoção de Tecnologia Educacional pelas escolas básicas privadas no Brasil, sob a ótica dos fornecedores de tecnologia. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa e realizada por meio de entrevista semiestruturadas. As entrevistas foram analisadas pela abordagem da análise de conteúdo e utilização do software Atlas.ti. Os resultados da pesquisa sugerem que em relação aos argumentos de facilitação dessa utilização de recursos, destaca-se a geração de dados para melhoria das práticas de ensino, além de outros fatores. Quanto aos obstáculos, foi constatado que não há apenas um obstáculo, mas sim alguns aspectos do contexto escolar que prejudicam a utilização efetiva dos recursos tecnológicos, como infraestrutura da escola e formação dos professores. A contribuição do estudo consiste em identificar os fatores facilitadores como: geração de dados; os custos; escala; pandemia e o interesses da família. E por outro lado, obstáculos como: a orientação a dados; infraestrutura; cultura e a formação do professor. Esse estudo amplia o debate acerca de que a tecnologia foi o principal resultado obtido quando os executivos foram questionados em relação aos fatores de escolha dos Sistemas de Ensino pelas escolas.

Publicado
2023-12-26