Reflexões sobre territorialidades socioambientais em uma cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

  • Paula Thaise Bermudez dos Reis Lauria Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Amazile López Netto, Dra. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Rafael Ângelo Fortunato, Dr. Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Solidariedade. São João de Meriti. Jardinagem urbana solidária. Territorialidades socioambientais. Brasil.

Resumo

Esta pesquisa objetiva refletir sobre o tema das territorialidades socioambientais na cidade de São João de Meriti, “formigueiro das Américas”, cidade vizinha à capital do Estado, Rio de Janeiro – RJ. O artigo organiza-se em três partes: apresentação dos conceitos de território, territorialidades e territorialidades socioambientais; as territorialidades em São João de Meriti; e a construção de territorialidades socioambientais na cidade com enfoque na jardinagem realizada em espaços públicos. A pesquisa deu-se a partir de revisões bibliográficas, pesquisas documentais e observações participantes no território da cidade durante os anos de 2019 a 2023. Espera-se que este trabalho contribua para a compreensão do tema da construção de territorialidades socioambientais nas cidades em prol do bem viver.

Publicado
2023-12-26