O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue normas da APA, está em fonte Times New Roman, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2 cm; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Ao enviar o artigo para Revista Mosaicos: Estudos em Governança, Sustentabilidade e Inovação, o autor compromete-se a não encaminhá-lo para outro(s) veículo(s) de publicação pelo prazo de seis meses, a contar da data do envio.

As propostas de publicação devem ser submetidas via Internet, pelo site da revista, mediante cadastro do autor. Serão aceitos textos originais que se enquadrem nas seguintes categorias:

  • Relatos técnicos ou de experiência profissional: artigo que apresente descrição de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção pontual, que faça o contraponto teoria/prática e indique com precisão as condições de realização da experiência relatada (mínimo 08 e máximo 12 laudas);
  • Relato de pesquisa: síntese de pesquisa original (mínimo 12 e máximo de 20 laudas);
  • Entrevista: Relato de entrevista realizada com pesquisadores Nacionais e Internacionais de grande relevância científica para a área das Ciências Ambientais. A avaliação é realizada pelo Conselho Editorial e Equipe Executiva (mínimo 4 e máximo 10 laudas);
  • Resenha: resumo comentado relativo a publicações recentes, nacionais ou estrangeiras. A avaliação é realizada pelo Conselho Editorial e Equipe Executiva (mínimo 3 e máximo 5 laudas);
  • Seção Especial: nesta modalidade, de caráter eventual, serão selecionados textos que não se enquadrem nas modalidades previstas no periódico, que tragam contribuição relevante tanto aos leitores quanto à comunidade científica como: relatório de gestão, conferências de autores de renome nacional ou internacional apresentadas em eventos científicos, tradução de artigos ou textos de autores internacionais, que sejam inéditas em língua portuguesa, entre outros definidos pela Equipe Editorial da revista. Os textos desta modalidade são avaliados somente pelo Conselho Editorial e equipe executiva da revista quanto ao seu mérito científico (mínimo 12 e máximo 20 laudas).

Apresentação dos manuscritos

Os manuscritos, devem ser digitados em Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Times New Roman, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2 cm. E devem conter os seguintes elementos:

  • Título do manuscrito em português e inglês, sendo as laudas numeradas consecutivamente a partir de 1 (um), sem o(s) nome(s) do(s) autor(es). O manuscrito não deve conter folha de rosto identificada ou qualquer outro tipo de identificação de autoria ou afiliação institucional.
  • Outro arquivo, contendo o manuscrito com os nomes de todos os autores, indicados abaixo do título em inglês, seguido de nota de rodapé com as seguintes informações: titulação, filiação institucional, cidade/país e e-mail (nesta ordem), deve ser submetido no passo 4 - Documentos Suplementares.
  • Deve-se incluir também um resumo de no máximo trezentas palavras no início do texto, após o título, na mesma língua do trabalho, acompanhado de palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco). Após esse resumo, deve-se incluir também a versão do resumo e das palavras-chave em inglês (abstract e key words). A revista recomenda fortemente que os autores revisem cuidadosamente as traduções derivadas de ferramentas automáticas de tradução. O resumo e palavras chaves não são necessários nas entrevistas, resenhas e seção especial.
  • As contribuições recebidas, aprovadas e publicadas são de inteira responsabilidade dos signatários. As informações referentes a relatos de pesquisas aprovadas por comitê de éticas devem ser submetidas no passo 4 – Documentos Suplementares.
  • Texto deverá apresentar: introdução, método, resultados e discussão e, considerações finais/conclusão – não sendo obrigatório utilizar estes termos como itens.

Revista Mosaicos: Estudos em Governança, Sustentabilidade e Inovação, baseia-se no manual editado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no que diz respeito à apresentação das citações no texto e referências. Todos os trabalhos citados no texto devem estar de acordo com as mesmas, tanto as citações diretas (transcrição textual de palavras ou trechos da obra do autor consultado) quanto indiretas (transcrição de ideias baseadas na obra do autor consultado). Algumas expressões latinas, tais como idem (id.), ibidem (ibid), opus citatum (op. cit.) não são utilizadas pela revista. Observação: Se uma citação ou trecho de entrevista compreende menos do que 40 palavras, incorpore-a ao texto e a coloque entre aspas duplas. Caso compreenda 40 ou mais palavras, apresente-a em um bloco de texto separado e omita as aspas.

Ver Citações e Referencias (ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas) em https://www.normasabnt.org/citacoes/ e https://www.normasabnt.org/formatacao-abnt/#Referencias_Bibliograficas ou orientações em http://www.ufrgs.br/bibfbc/a_biblioteca/documentos/guia-normalizacao

É de responsabilidade do(s) autor(es) a correta apresentação e exatidão das citações no texto. Todos os trabalhos mencionados no texto devem estar arrolados na lista final de referências.

A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para Revista Mosaicos: Estudos em Governança, Sustentabilidade e Inovação, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente. A revista incentiva autores a divulgarem os PDFs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Revista Mosaicos: Estudos em Governança, Sustentabilidade e Inovação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.